Voltar à visão geral do blog

Negócio 18/09/2019

Como Montar Uma Pousada Realmente Lucrativa

quarto de hotel

Saber como montar uma pousada é uma boa ideia para quem quer um negócio que traga lucro. Porém, para atingir um patamar de sucesso, é importante conhecer o mercado para entender os aspectos principais que envolvem a criação, gestão e o trabalho em um empreendimento como esse.

Desde o local onde a pousada estará até os tipos de serviços prestados podem influenciar muito no sucesso de sua empresa!

Como montar uma pousada e fazê-la lucrar mais?

Entender, de fato, como montar uma pousada, é o sonho de muitos, pois esse é um negócio que oferece certa estabilidade e pode ser agradável de administrar após certo momento da vida. É preciso ter em mente, no entanto, que esse tipo de empreendimento exige um alto investimento e certa experiência com o setor.

É importante ter um bom planejamento inicial e também uma ideia completa de conceito para o espaço a ser construído. Tudo, de preferência, baseado nas tendências de mercado e pensando no público que procuraria a pousada.

Escolha muito bem o local do seu empreendimento

A localização de sua pousada é um dos pontos determinantes para o sucesso dela. Dois detalhes merecem atenção neste quesito.

Esse tipo de negócio ganha mais visibilidade e atrai o público se estiver próximo de pontos turísticos. Independentemente do tipo de ambiente no qual o empreendimento estiver situado, o melhor é que ele esteja perto do principal ponto de atração.

Existe também a possibilidade de investir em uma pousada um pouco menos afastada. Quanto maior for a cidade, mais as pessoas buscam uma fuga para aproveitar momentos de descanso. Portanto, há oportunidades em estradas próximas ou até cidades pequenas de interior.

Dificilmente alguém que decide viajar repentinamente vai pensar em fazer um longo trajeto de avião ou ônibus, por exemplo. Sendo assim, quanto mais próxima da cidade, melhor.

Foco nos serviços

Uma das principais fontes de lucro de um negócio do ramo de hospedagem é o oferecimento de serviços diferenciados. Quanto mais opções houver, melhor será o resultado na lucratividade.

Isso não só porque haverá mais serviços, de fato, mas também porque, ao investir em diversidade de opções e atitudes sustentáveis, você trará públicos com pensamentos e estilos de vida diferentes, aumentando a abrangência de visitantes e o interesse gerado por seu empreendimento.

As opções de alimentação são um grande foco. Busque oferecer variedades vegetarianas, veganas e, se possível, até mesmo de culinárias internacionais (restaurantes japoneses e mexicanos são super populares).

Mas lembre-se: de nada adianta ter ótimas opções se você não capacitar os funcionários para entregar seus serviços de maneira impecável!

Atente-se ao preço

Assim como na administração de hotéis, o preço é um detalhe importantíssimo para estimular a lucratividade de uma pousada. Ao pensar em margem de lucro, você deve aplicar entre 30 e 40%, e o ideal é que o ponto de equilíbrio seja atingido quando houver por volta de 20% de ocupação.

Leve em conta também se o seu empreendimento está em uma categoria mais luxuosa ou não, pois aí você terá um ponto a mais a considerar, que é o custo por hóspede. Atente-se às sazonalidades e verifique quando vale a pena investir em programas diferenciados, combos e descontos!

Gostou das dicas sobre como montar uma pousada? Confira mais a respeito do assunto no blog da Supergasbras