Como Reduzir o Consumo de Energia de Máquinas de Lavar Roupa
O consumo de energia de máquinas de lavar roupa normalmente é alto. Principalmente se levarmos em consideração um hotel, por exemplo, onde a soma dos custos com os equipamentos na lavanderia pode chegar a valores muito grandes.
Existem, entretanto, algumas maneiras de reduzir parcialmente esse consumo. Práticas que farão muita diferença nas despesas de seu negócio!
Como reduzir o consumo de energia das máquinas de lavar roupa?
O consumo de energia das máquinas de lavar roupa é um dos maiores que se pode encontrar entre os eletrodomésticos. Além disso, ela também gasta uma grande quantidade de água, que, somada à eletricidade utilizada, gera, mensalmente, uma influência grande nas contas
Para trabalhar melhor com isso, existem maneiras de configurar o ciclo de lavagem ou alterar pequenas atividades rotineiras e reduzir, assim, o consumo.
Tenha cautela com a temperatura
Um dos maiores focos de consumo de uma máquina de lavar envolve a temperatura da água para lavagem. Estima-se que de 80 a 85% da energia gasta esteja relacionada a esse ponto.
É comum que, ao iniciar o trabalho de lavagem, a máquina comece a esquentar a água gradativamente para que, em tese, a temperatura possa auxiliar a retirar alguma mancha ou sujeira mais pesada das peças.
Essa temperatura pode ser regulada no ciclo, e para que possa trazer uma boa economia, o ideal é que seja selecionada a opção mais fria possível, assim os componentes do produto não precisarão puxar tanta energia elétrica para esquentar a água.
Outro modo de economizar aqui é apostar no gás para esquentar a água. De acordo com o Sindigás, por exemplo, uma secadora movida a gás LP seca a roupa até 50% mais rápido do que a versão elétrica do equipamento.
Mais eficiência e economia para a lavanderia de seu hotel!
Trabalhe com carga máxima
Encher as máquinas de lavar faz com que seja necessário utilizar mais água, é fato. Entretanto, ainda assim, é melhor realizar o processo após acumular um grande número de peças e lavar em um único ciclo, do que fazer a lavagem aos poucos.
Quando possível, aposte no ciclo rápido
O ciclo rápido é uma boa ideia para lidar com peças e tecidos que não ficam tão sujos. A lavagem será igualmente eficiente e gastará menos energia. Porém, certifique-se de que não há nenhuma mancha ou sujeira que precise de mais cuidado!
Isso porque o ciclo rápido, apesar de sua eficácia, não direciona todos os esforços da máquina à retirada destes elementos, e caso eles estejam presentes, toda a sua roupa poderá ficar suja!
Gostou de saber mais sobre como reduzir o consumo de energia das máquinas de lavar? Para mais informações sobre eficiência energética para seu negócio, confira o blog da Supergasbras!
