Voltar à visão geral do blog

Negócio 20/06/2022

5 Dicas De Economia De Energia Para Empresas

Dicas De Economia De Energia Para Empresas

A conta de luz do seu negócio está vindo mais alta do que o normal e você quer dicas de economia de energia para a sua empresa? Então continue lendo este artigo e veja algumas ações que você pode fazer a curto, médio e longo prazo!


5 Dicas de economia de energia para empresas


Nos últimos anos, as tarifas de energia estão só aumentando. No ranking de países com os custos mais altos de eletricidade, divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o Brasil ocupa a 6ª posição. 


Considerando que, também de acordo com a Firjan, as despesas com eletricidade chegam a 40% dos gastos fixos mensais das organizações brasileiras, conhecer algumas dicas de economia de energia para empresas é uma questão de saúde financeira e sobrevivência no mercado.  


Confira algumas soluções a seguir.


1. Alterações de decoração no ambiente


Essa é uma das ações mais simples e imediatas que se pode fazer para economizar energia em uma empresa. Isso porque, às vezes, a própria formatação do ambiente atrapalha a entrada e a distribuição da luz. 


Portanto, vale a pena rever o posicionamento de armários, mesas e móveis, bem como diminuir a quantidade de divisórias. Além disso, optar por cores mais claras nesses itens e nas paredes são uma excelente iniciativa. Afinal, essas tonalidades refletem melhor a luz, espalhando a iluminação no ambiente. 


2. Aproveitar a luz natural


Ao fazer essas mudanças de decoração, já vai haver um melhor aproveitamento da luz natural no espaço. Na hora de formatar o novo ambiente, organize o mobiliário de trabalho mais perto das janelas. A luz natural pode ajudar a criar um ambiente mais saudável e agradável no trabalho. Mas atenção: considere a incidência solar, afinal, sol em excesso também pode atrapalhar.


3. Revisar equipamentos


A médio e longo prazo, pode ser interessante revisar o consumo de energia dos seus equipamentos e substituí-los por novos. Isso porque aparelhos antigos consomem muita eletricidade. 


Por este motivo, na hora de comprar novos, prefira aqueles que tenham um alto desempenho e preferencialmente com o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica) do Inmetro. 


4. Recorrer a fontes de energia alternativas


Por fim, uma das dicas de economia de energia mais eficientes para empresas é recorrer a fontes alternativas de energia, como o Gás Natural ou o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).


No caso do GLP, por exemplo, o seu poder calorífico é até 10 vezes maior do que a energia elétrica. Isso significa que ele é mais eficiente e, a longo prazo, representa uma economia de quase 40% nas contas de luz. 


É claro que, para fazer a instalação, há uma despesa. Por isso, na hora de procurar uma fornecedora, é importante levar em consideração o melhor custo x benefício. 


Ficou interessado nesta última solução e quer saber mais sobre a instalação e o abastecimento de gás para empresas? Leia este artigo sobre os benefícios do gás a granel para negócios.