Voltar à visão geral do blog

Negócio 03/08/2022

Organização De Cozinha — 4 Dicas Para Facilitar A Sua Rotina

Organização De Cozinha — 4 Dicas Para Facilitar A Sua Rotina

Quem é proprietário de um estabelecimento do setor alimentício, como uma padaria, restaurante, pizzaria ou confeitaria, sabe que manter a ordem de todo o espaço é fundamental para o bom andamento do negócio. Nesse contexto, a organização de cozinha é um dos primeiros pontos que precisa ser observado, já que ela é o coração do seu negócio. 


Para ajudá-lo a deixar sua rotina mais prática e funcional, existem alguns conselhos que você pode seguir. Continue a leitura e confira quatro dicas!

 

Veja 4 dicas para organização de cozinha


A organização de cozinha precisa estar no centro dos esforços do gestor. Afinal, muitos processos ocorrem dentro dela: os alimentos são higienizados, cortados, misturados, preparados, os pratos são montados e limpos. Por este motivo, ela precisa ser funcional e atender as necessidades de quem trabalha nela. 


Para facilitar sua rotina a partir dela, você deve: 


1. Criar um layout funcional


Esse é o primeiro passo e talvez o mais importante. Não importa se a sua cozinha é pequena, ela deve possuir um projeto que permita aos colaboradores trabalhar de maneira tranquila. Por isso, quando montar a sua, pense na distribuição dos cozinheiros em suas ilhas e no local em que os principais materiais de trabalho estarão alocados. 


Por exemplo, não coloque facas e tábuas de corte em um armário longe da bancada de corte de legumes e carnes. Isso porque, além de dificultar o preparo, faz com que o responsável perca um tempo precioso, que, se somado, pode impactar negativamente nas métricas do seu estabelecimento. 


2. Conserve a despensa e freezers em ordem

 

Existem alguns segredos para administrar um restaurante ou outro tipo de negócio da área da alimentação e um dos principais é justamente acompanhar a validade dos alimentos. 


Assim, uma boa dica de organização é manter a despensa e os freezers em ordem e etiquetados com a respectiva data de compra e de validade. Isso irá ajudar você a ter mais controle sobre seu estoque, assim como facilitará sua rotina.

 3. Deixe os utensílios mais utilizados, à mão


Parece óbvio, mas em alguns casos essa dica importante é deixada de lado. Tenha os utensílios necessários para o preparo das refeições, como panelas, colheres, facas e travessas, sempre organizados e à mão dos seus cozinheiros, e não guardadas em um armário escondido na despensa. 


4. Prepare o mise en place


O termo francês mise en place, significa “pôr em ordem, fazer a disposição”. A ideia é que antes de iniciar o atendimento, seu time higienize, pique, rale e separe os produtos que podem ser pré-produzidos. Como uma salsinha e cebola que podem ser picadas e a cenoura que pode ser ralada, por exemplo. 


Além de ser uma boa prática na manipulação de alimentos, fica claro seu papel na organização de cozinha e também como ele facilita a sua rotina e a de seus cozinheiros. Afinal, quando os pedidos chegarem, basta começar o preparo a partir dos produtos previamente separados. Muito bom, não é?


Com essas dicas para deixar sua cozinha mais arrumada, é certo que o seu dia a dia e o da sua equipe será melhor otimizado!


Tenha em mente que, além de ter o coração do seu estabelecimento bem organizado, é preciso considerar outros fatores que impactam diretamente na operação, como a escolha de fornecedores. Leia agora e entenda como estabelecer os melhores critérios de escolha.