Voltar à visão geral do blog

Negócio 23/06/2022

Modelo De Cozinha Industrial — Principais Dicas

Modelo De Cozinha Industrial — Principais Dicas

Um modelo de cozinha industrial deve, antes de mais nada, ser funcional para atender as necessidades da rotina de trabalho. Afinal, quanto menos tempo seu time perder se deslocando para buscar insumos ou equipamentos, melhor será a dinâmica de produção.


Veja, neste artigo, algumas dicas que reunimos para ajudar no seu projeto. 


4 dicas para projetar o seu modelo de cozinha industrial


Antes de arquitetar o seu modelo de cozinha industrial, é importante que você tenha algumas informações em mente. Confira quais são a seguir!


1. Identifique os seus processos de produção


Antes de definir como será a cozinha industrial ideal para o seu negócio, é importante entender as suas necessidades. Para isso, faça um levantamento de quais são os principais pratos do seu cardápio e mapeie o processo de produção. 


Dessa forma, você consegue ter uma noção mais específica de quais são os equipamentos para restaurante de que vai precisar e qual é a disposição mais recomendada para eles de acordo com o seu fluxo de trabalho. 


2. Definir setores de cozinha

 

O processo de preparo de uma refeição passa por várias etapas. A sua cozinha industrial deve ser dividida por setores de modo a facilitar cada uma dessas fases, separando estações para:


  • estoque;

  • pré-preparo;

  • preparo;

  • distribuição;

  • limpeza e higiene;

  • lixo.


O tamanho destinado a essas zonas vai depender da sua demanda e da disponibilidade de espaço.


3. Atentar-se às regras da vigilância sanitária


O seu modelo de cozinha industrial não deve seguir somente o que você acredita ser a melhor disposição para o seu negócio. Na hora de estruturar o projeto, é necessário se adequar e seguir as normas estabelecidas pela ABNT NBR 14518 a fim de garantir a segurança e a higiene do ambiente.


Inclusive, existem roteiros de inspeção da vigilância sanitária que podem servir como guia para a estruturação da sua cozinha industrial.


4. Escolher materiais seguros


Por fim, na hora de equipar a sua cozinha, seja com os itens ou com revestimentos, você deve priorizar a higiene e a durabilidade dos materiais. Por isso, recomenda-se que:


  • as paredes e os pisos sejam dos mais lisos possível — sem ranhuras —, impermeáveis, antiderrapantes resistentes à lavagem, além de terem cores claras, para facilitar a limpeza e o reflexo da luz;

  • as torneiras, cubas e bancadas sejam de aço inoxidável, pois são laváveis, impedem a penetração de microorganismos e não transmitem substâncias tóxicas para os alimentos; 

  • as portas, preferencialmente, tenham fechamento automático e as janelas sejam teladas;

  • entre outras medidas.


Depois de ler este artigo, você entendeu melhor como projetar a sua cozinha industrial? Então, se prepare também para fazer a administração do seu negócio!


Veja, neste artigo, quais são os custos fixos mensais de uma empresa e dicas para economizar.