Aquecedor A Gás — Como Escolher?
Uma dúvida muito comum entre os síndicos é como escolher o aquecedor a gás. Se você também faz parte desse grupo e precisa de dicas para decidir qual é o melhor modelo, este artigo é ideal para você.
Por ser um produto que contribui para a redução de gastos com energia, diminui os impactos ao meio ambiente e garante maior durabilidade, muitos empreendedores escolhem esse tipo de aquecedor para ser utilizado em seus condomínios.
Continue lendo este artigo e saiba como escolher!
3 dicas para escolher o melhor aquecedor a gás
O aquecedor a gás possui diversos benefícios — como os citados anteriormente —, mas para que ele tenha 100% de efetividade é fundamental que você pense em alguns fatores que podem influenciar no seu desempenho.
Sendo assim, para saber como escolher o aquecedor a gás mais adequado para o seu tipo de condomínio, é necessário se atentar a alguns aspectos. Veja a seguir:
1.Verifique o local de instalação
Antes de definir o modelo ideal de aquecedor a gás para o condomínio, é de extrema importância que você verifique o local de instalação. Isso porque as questões hidráulicas daquele ambiente influenciam diretamente na eficiência do produto.
Diante disso, é essencial que sejam preparadas tubulações para água fria, água quente e para o gás que irá alimentar o aquecedor.
Além disso, é imprescindível que essas mudanças sejam feitas por profissionais capacitados e que estejam dentro da norma NBR 13.103, prezando pela segurança do ambiente e dos moradores.
2.Analise os pontos de consumo
Outro fator que interfere no funcionamento correto do aquecedor é o dimensionamento dos pontos de consumo. Ou seja, é necessário verificar quais são os locais que o aquecedor a gás irá abranger, como duchas, banheiros, pia da cozinha, máquinas de lavar, entre outros.
Além desse aspecto, é ideal pensar também na distância entre o aquecedor e os pontos de consumo, pois quanto mais distante, maior será a perda de temperatura.
3. Se atente ao rendimento do aquecedor
O rendimento do aquecedor a gás também é um ponto muito importante a ser considerado antes de escolher o ideal para o seu condomínio. Isso porque ele está relacionado à eficiência energética da quantidade de energia transferida para a água (aquecimento) e a quantidade de combustível consumido (gás).
Isso significa que se você usar menos da capacidade máxima do aquecedor, o seu consumo será proporcional ao de uma pessoa que usa 100% da potência. Por isso, é fundamental se atentar ao rendimento para não sair perdendo.
Para saber mais detalhes sobre o uso de aquecedor, leia o artigo: dicas para trazer mais economia no uso do GLP durante o inverno.
