Voltar à visão geral do blog

Negócio 18/11/2022

Como Aumentar A Lucratividade Da Minha Empresa Do Setor Alimentício?

Como Aumentar A Lucratividade Da Minha Empresa Do Setor Alimentício?

Anda se perguntando como aumentar a lucratividade da empresa de Food Service que você administra? 


Existem algumas dicas práticas que podem te ajudar nisso, seja diminuindo os seus gastos ou aumentando o seu faturamento. Saiba mais no artigo!


Como aumentar a lucratividade da empresa no setor alimentício?


Algumas táticas de como aumentar a lucratividade da empresa são gerais para todos os setores, mas o de alimentos  possui algumas particularidades por se tratar de um segmento com produtos altamente perecíveis.


Veja algumas a seguir:


1. Precificar corretamente


A precificação de produtos, geralmente, gera alguns impasses a fim de manter a competitividade de mercado. Porém, para isso, não basta só sair diminuindo os preços com base em achismos.


Por isso, na hora de tabelar seus valores, é preciso adotar alguns indicadores de desempenho, como o seu ticket médio e capacidade de produção, bem como todos os custos envolvidos no preparo a fim de calcular a sua margem de lucro.  


2. Fazer uma boa gestão de estoque


Ficar sem os materiais necessários para preparar os pratos é péssimo e pode te fazer perder algumas vendas, mas, por outro lado, insumos em excesso, principalmente os perecíveis, podem gerar desperdícios e, consequentemente, gastos desnecessários. 


Por isso, para evitar ambos os problemas, é fundamental que o seu negócio tenha processos bem estabelecidos, mapeamento de sazonalidades e previsibilidade de pedidos, Assim, você consegue ter mais assertividade na hora de fazer as compras e controlar o seu estoque


3. Ter bons fornecedores


Um dos meios mais importantes para alcançar o pleno controle do seu estoque é ter bons fornecedores que te passem confiança e tenham prazos de entrega certeiros. Isso vai garantir que você nunca fique em falta de insumos necessários para a sua produção.


Uma dica fundamental para isso é ter uma lista de fornecedores confiáveis e fazer o cálculo de custo-benefício em todos eles, comparando provedores.


4. Cortar gastos desnecessários


Por fim, outra maneira de como aumentar a lucratividade da empresa é cortar os gastos desnecessários. Pode parecer óbvio, mas é comum que as organizações não tenham noção do que é um custo dispensável. 


Por exemplo, você sabia que, apesar de fundamental para o funcionamento do seu negócio, é possível diminuir as despesas com eletricidade?


Existem várias formas de economizar energia em empresas, inclusive substituindo a elétrica por fontes alternativas, como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).  


Ficou curioso para entender como isso é possível? Então veja quais são os benefícios de usar gás a granel no seu estabelecimento!