Voltar à visão geral do blog

Negócio 22/11/2022

Engenharia Hospitalar — 3 Dicas para Otimizar

Engenharia Hospitalar - Dicas para Otimizar

Pensar estrategicamente nas instalações de saúde é fundamental para garantir que todos os processos aconteçam da melhor forma possível e sem dificuldade que possam colocar a vida de outras pessoas em risco. Essa é a função da engenharia hospitalar. 


Entenda mais sobre o assunto no artigo e veja dicas para otimizar esse trabalho!

O que é engenharia hospitalar?


A área de engenharia hospitalar é responsável por cuidar da manutenção predial e deixar o ambiente seguro e em pleno funcionamento. Isso é fundamental para garantir condições de trabalho para os profissionais e um bom atendimento aos pacientes


Diferente do que se pode imaginar, essa é uma atribuição que diverge da engenharia clínica, que está mais ligada ao funcionamento dos equipamentos. Porém, elas são complementares e igualmente importantes.


Quais são os objetivos e benefícios da engenharia hospitalar?


O objetivo da engenharia hospitalar é assegurar que as dependências dos hospitais e clínicas estão em excelentes condições. Para se ter uma ideia, isso envolve:


  • a manutenção dos sistemas de climatização e aquecedores;

  • energia, telefone e internet;

  • disponibilidade dos gases medicinais;

  • entre muitas outras coisas.


Mas, além disso, também é função desse setor encontrar formas de funcionamentos eficientes, otimizando os recursos disponíveis, mantendo a qualidade do serviço oferecido e reduzindo custos. 


Portanto, também é sua responsabilidade:


  • se atentar à humanização e ao aproveitamento do espaço;

  • seguir as normas de biossegurança e da Vigilância Sanitária;

  • programar a manutenção periódica, a fim de evitar defeitos ou indisponibilidade não planejada dos equipamentos. 


Dentro dessas responsabilidades, para conseguir atendê-las, considerando que muitos hospitais e clínicas funcionam na jornada 24x7, é indispensável saber como economizar e fazer uso do consumo consciente da energia. 

Dicas para otimizar a engenharia hospitalar


Com base nos conhecimentos aprendidos sobre como melhorar a gestão, quais são os equipamentos essenciais para o trabalho e a preocupação com o bem-estar dos pacientes, o profissional dessa área encontra maneiras de oferecer qualidade sem deixar de lado a otimização com a energia elétrica. 


Por isso, pensando na engenharia hospitalar do seu estabelecimento, separamos três dicas eficazes para que você economize e melhore a gestão de custos


1. Seja adepto aos sensores de presença


O uso de sensores de presença pode ser muito eficiente para ajudar no consumo consciente de energia hospitalar, já que alguns ambientes não precisam de iluminação 24 horas por dia e, não raramente, as pessoas esquecem de apagar as luzes.


Outra opção interessante é investir na arquitetura de espaços de forma a valorizar a luz natural durante parte do dia. Essa prática irá diminuir consideravelmente a necessidade de manter lâmpadas acesas e ainda vai ser ótimo para os pacientes, pois os raios solares têm inúmeros benefícios para a saúde.


2. Faça a manutenção de filtros de ar


Você sabia que vazamentos em filtros de ar e a falta de manutenção podem aumentar o gasto na energia? 


Com o passar do tempo, é normal que os aparelhos fiquem velhos, impurezas fiquem presas neles e, com isso, gastem mais energia para fazer a sua correta circulação de ar. Porém, isso pode ser evitado se houver o reparo periódico dos aparelhos, bem como a troca de filtros. 


Essa dica também é válida para os outros equipamentos elétricos do hospital.

 

3. Invista em fontes alternativas de energia abrangente 


Usar fontes de energia alternativas à eletricidade, como o Gás Liquefeito de Petróleo, que oferece um melhor custo-benefício. 


O GLP é uma fonte energética mais durável, sustentável, eficiente e segura. Além disso, é muito versátil, podendo ser utilizado não apenas no cozimento dos alimentos para os pacientes, mas, também:



Quer saber mais sobre como utilizar essa alternativa em hospitais? Então conheça as vantagens do GLP!